Dilma Rousseff, primo presidente donna del Brasile

domenica, ottobre 31st, 2010

La copertina online del giornale conservatore  brasiliano O Globo della famiglia Marinho.  Dilma Rousseff è presidente del Brasile. Inizia il dopo-Lula. Ecco qualcosa da ricordare, in un paese come l’Italia retto da un piduista frequentatore di minorenni.

Dilma Rousseff si faceva chiamare Stela, Luiza, Varda ed era una militante del Colina (Comando de libertacao nacional). Tra le azioni a cui ha preso parte lo svaligiamento della cassa del governatore di San Paolo che fruttò nel ’69 2,4 milioni di dollari.

Arrestata ha fatto tre anni di carcere ed è stata torturata…

Dopo l’elezione a presidente della repubblica di un tupamaru come Mujica nel piccolo Uruguay ecco ora Rousseff, l’ex guerrigliera, nel grande Brasile. Una nuova epoca è iniziata in America Latina.

Questo l’articolo del Jornal do Brasil online:

Brasília – Dilma Vana Rousseff foi eleita hoje (31) presidente da República para o período de 2010 a 2014. Sem nunca ter disputado uma eleição, ela é a primeira mulher a chegar ao mais alto cargo do país. Economista, ex-ministra do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma teve a eleição definida quando atingiu 55,43% dos votos válidos no segundo turno das eleições, ante 44,57% do candidato do PSDB, José Serra

Na campanha, Dilma destacou as conquistas dos dois mandatos do governo do presidente Lula, que a indicou para concorrer à Presidência. O seu mote de campanha foi a necessidade de o Brasil continuar crescendo na economia com inclusão social. A presidente eleita ressaltou que 28 milhões de pessoas deixaram a situação de miséria ao longo desses quase oito anos e prometeu trabalhar para erradicar definitivamente a pobreza no país.

No comando da Casa Civil, a presidente eleita conhecida por seu estilo durona, coordenou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das principais marcas do governo Lula, com ações em praticamente todas as áreas, desde infraestrutura até segurança pública. Dilma também foi responsável pelo lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, de forte apelo social.

Mineira de nascimento, Dilma começou na política no movimento estudantil, em Belo Horizonte. Combateu a ditadura militar (1964-1985), o que a levou à prisão, onde foi torturada. Em liberdade, recomeçou a vida em Porto Alegre, ao lado do ex-deputado Carlos Araújo, com quem era casada à época. Na capital gaúcha, participou da fundação do PDT de Leonel Brizola. Em 2000, deixou a sigla, junto com alguns trabalhistas históricos, como o ex-prefeito de Porto Alegre Sereno Chaise, e se filiou ao PT.

Dilma nasceu em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte, em uma família de classe média alta. Filha da professora Dilma Jane Rousseff e do advogado Pedro Rousseff, um búlgaro naturalizado brasileiro com quem adquiriu o gosto pela leitura. De acordo com pessoas próximas, Dilma era uma devoradora de livros, tendo construído uma sólida formação intelectual. Até os 15 anos, estudou no tradicional Colégio Sion, atual Colégio Santa Doroteia, escola onde eram educadas as filhas da elite da capital mineira. Ao ingressar no ensino médio, passou para o Colégio Estadual, escola pública mista, mais liberal, onde surgiram muitos dos líderes da resistência à ditadura em Minas.

tagged under:

About Paolo Brogi - View all posts by Paolo Brogi

This author has not fill out his/her bio, coming soon.

Follow paolo-admin on:

One Response to Dilma Rousseff, primo presidente donna del Brasile

  1. madalena silva de oliveira says:

    dilma vocè acha certo isso que estào facendo comigo
    aqui na italia
    vocè como presidente do brasil
    apoiaria.. estas coisas que estào facendo comigo
    eu sou uma cidadà de bem
    eu estou precisando de sua ajuda
    estou viva ainda porque jesus me ama
    vocè acha certo eu nào poder sai de casa porque estou sendo discriminada
    dentro da italia e do meu propio pais. vocè acha isto correto
    ver o que vocè pode fazer..si vocè acha que nào e a vocè que devo pedir ajuda entào a quem eu devo pedir ajuda. si nào a vocè
    que e a precidente do brasil.eu moro em napolis italia
    vejo que estào todos contra mim..me tratando como criminosa eu nào estou louca aqui. vivo terrorizada da tempo sou casada com um maritimo italiano e quase ele nào fica comigo ..fico muito sozinha sofrendo sem necessidade…eu jà pedir atè ajuda a o governo italiano..mas ta cada vez mas grave a questura.. me deu o permesso de sojiorno mas so vive a me ameacar em colocar-me na prisào eu quero da um fim nesta historia meu propio marido està me meaçando de morte
    por causa de tanta pertubaçào nào sei o que fazer estou sofrendo muito
    com esta situaçào..ninguem me respeita e so vive a me terrorizar
    si vocè acha isto normal..eu nào acho
    querem me incriminar de coisas que eu nào fiz. eu nào sou um monstro
    para ficar sofrendo por situaçoès que eu nào preciso passar..
    veja bem o que vocè pode fazer para me ajudar este e meu e-mail:
    madalena1283@gmail.com e tambem esta mensajem nào e uma bricadeira
    e caso serio sou uma mulher normal como vocè veja bem o que estào facendo comigo eu nào tenho respeito eu uma mulher casada sendo
    chamada de nomes horriveis ..obrigada

Lascia una risposta

L'indirizzo email non verrà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *